Resumo (1ª Sessão Ordinária do mês de Agosto de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 36ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária
Abertura: 04/08/2025 - 18:02
Encerramento: 04/08/2025 - 19:44



Lista de Presença na Sessão
ANTÔNIO EDUARDO DE ALMEIDA / PRD
BUIU O PEIXE / REPUBLICANOS
DÓ DE IBITIPOCA / PT
FABIO DA ROÇADEIRA / PRD
GELINHO DU MANEJO / PDT
JOSIMAR CAMPOS / REPUBLICANOS
JUNINHO MOURA / PSB
MARCOS DELMON MASSARINO / PT
PROFESSOR THIAGO / PSB
SANDRA OLIVEIRA / PP
ZEZÉ DO GENÉSIO / PROGRESSISTA






Expedientes
Ata:

  • Ata da 3ª Sessão Ordinária do mês de junho de 2025 - APROVADA 
  • Ata da Audiência Pública referente a discussão e apresentação sobre o tema da Campanha da Fraternidade, realizada no dia 25 de junho de 2025 - APROVADA 

Correspondências Recebidas do Executivo:

  • Ofício nº 226/2025 – Recebido do Gabinete da Prefeita, o qual responde a Indicação nº 202/2025.
  • Ofício nº 227/2025 – Recebido do Gabinete da Prefeita, o qual responde a Indicação nº 205/2025.
  • Ofício nº 043/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Administração, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, o qual responde ao Requerimento nº 104/2025.
  • Ofício nº 136/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Saúde, o qual responde ao Requerimento nº 67/2025.
  • Ofício nº 137/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Saúde, o qual responde ao Requerimento nº 105/2025.
  • Ofício nº 137/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Saúde, o qual responde ao Requerimento nº 108/2025.
  • Ofício nº 146/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Saúde, o qual responde ao Requerimento nº 95/2025.
  • Ofício nº 147/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Saúde, o qual responde ao Requerimento nº 112/2025.
  • Ofício nº 163/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Saúde, o qual responde ao Requerimento nº 100/2025.
  • Ofício nº 038/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 103/2025.
  • Ofício nº 039/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 97/2025.
  • Ofício nº 041/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 86/2025.
  • Ofício nº 044/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 110/2025.
  • Ofício nº 045/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 107/2025.
  • Ofício nº 046/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 106/2025.
  • Ofício nº 047/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 111/2025.
  • Ofício nº 048/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuaria, o qual responde ao Requerimento nº 101/2025.
  • Ofício nº 64/2025 – Recebido da Secretaria Municipal Educação, o qual responde ao Requerimento nº 99/2025.
  • Ofício nº 10/2025 – Recebido da Secretaria Municipal de Assistencia Social, o qual responde ao Requerimento nº 109/2025.

Correspondências recebidas diversas:

  • Ofício Circular ARSAE/GAB n° 73/2025 que trata da Prorrogação da Consulta Pública n° 62/2025 - Minutas de resolução sobre soluções alternativas para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Publicação de Matérias:

  • Projeto de Lei Ordinária nº 22/2025, de autoria da Prefeita, que "Dispõe sobre concessão de contribuição para a Liga Desportiva Limaduartina - LDL, no importe de R$30.000,00".
  • Projeto de Lei Ordinária nº 23/2025, de autoria da Prefeita, que "Autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento de 2025, no valor de R$ 177.202,45 na forma que menciona".
  • Projeto de Lei Ordinária nº 24/2025, de autoria da Prefeita, que "Autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento de 2025, no valor de R$ 2.172.892,80 na forma que menciona".
  • Projeto de Lei Ordinária nº 25/2025, de autoria da Prefeita, que "Autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento de 2025, no valor de R$ 154.191,75 na forma que menciona".
  • Projeto de Lei Ordinária nº 26/2025, de autoria da Prefeita, que "Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., e dá outras providências".
  • Projeto de Lei Complementar n° 01/2025, de autoria da Prefeita, que "Altera a Lei Municipal n° 1.328, de 2006".
  • Veto parcial n° 01/2025 ao Projeto de Lei n° 20/2025, que "Autoriza a concessão de subsídios tarifários/ subvenção econômica ao serviço de transporte coletivo urbano de passageiros do município de Lima Duarte, concede gratuidade aos domingos e feriados, e dá outras providências".
  • Julgamento de Contas Municipais n° 03/2025 - "Exercício financeiro de 2022".




Lista de Presença na Ordem do Dia
ANTÔNIO EDUARDO DE ALMEIDA / PRD
BUIU O PEIXE / REPUBLICANOS
DÓ DE IBITIPOCA / PT
FABIO DA ROÇADEIRA / PRD
GELINHO DU MANEJO / PDT
JOSIMAR CAMPOS / REPUBLICANOS
JUNINHO MOURA / PSB
MARCOS DELMON MASSARINO / PT
PROFESSOR THIAGO / PSB
SANDRA OLIVEIRA / PP
ZEZÉ DO GENÉSIO / PROGRESSISTA



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 218 de 2025
Autor: SANDRA OLIVEIRA
Indicar à Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária que realize a manutenção dos buracos existentes próximo ao número 54 no bairro Explanado, que as ruas sejam varridas de forma continua e a poda das arvores sejam realizadas
Matéria lida
2 - Indicação nº 219 de 2025
Autor: JUNINHO MOURA
Indicar à Secretaria Municipal de Saúde que disponibilize na UBS Vila Cruzeiro uma farmácia pública para dispensação de medicamentos à população, sendo que tal ação irá descentralizar esta dispensação sendo mais cômodo e efetivo serviço para a população.
Matéria lida
3 - Indicação nº 220 de 2025
Autor: BUIU O PEIXE
Municipal de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária, aos Cuidados do Senhor Secretário Darllan Deyves Pereira Lage que seja realizada a colocação de um quebra-molas à Rua Clemente Armando Moreira próximo ao número 1084, próximo ao cruzamento da Vila Cruzeiro com o horto florestal.
Matéria lida
4 - Indicação nº 221 de 2025
Autor: BUIU O PEIXE
vem indicar à Secretaria Municipal de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária, aos Cuidados do Senhor Secretário Darllan Deyves Pereira Lage que seja realizada operação tapa buracos na Rua Leonides Moreira Campos, em frente os números 64 e 74.
Matéria lida
5 - Indicação nº 222 de 2025
Autor: BUIU O PEIXE
indicar à Secretaria Municipal de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária, aos Cuidados do Senhor Secretário Darllan Deyves Pereira Lage que seja realizada a manutenção do quebra-molas no distrito de Manejo, à Rua João Correia de Almeida nº 14 D.
Matéria lida
6 - Requerimento nº 113 de 2025
Autores: JOSIMAR CAMPOS, ANTÔNIO EDUARDO DE ALMEIDA
Requerer que após oitiva e aprovação deste colendo plenário seja enviado ofício ao diretor geral do DEMAE com cópia para o Diretor Geral da ARIS-ZM, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais, responsável pela regulação dos serviços de saneamento básico deste município para que conjuntamente informem a esta Casa legislativa qual o porcentual de rede coletora de esgoto existente no Distrito SEDE do Município e um panorama detalhado das mesmas por bairros, informando quantos porcento dessas redes poderiam ser reaproveitadas em uma eventual implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto- ETE. Além disso, solicitamos a informação de quais os valores anuais o município tem utilizado para arcar com multas junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM pelo destino incorreto de esgotamento sanitário.
Aprovado
7 - Requerimento nº 114 de 2025
Autores: JOSIMAR CAMPOS, ANTÔNIO EDUARDO DE ALMEIDA, BUIU O PEIXE, DÓ DE IBITIPOCA, FABIO DA ROÇADEIRA, GELINHO DU MANEJO, JUNINHO MOURA, MARCOS DELMON MASSARINO, PROFESSOR THIAGO, SANDRA OLIVEIRA, ZEZÉ DO GENÉSIO
requerer respeitosamente à Secretaria Municipal de Educação informações se existe a possibilidade de reajustamento da Bolsa transporte para os estudantes por parte do Poder Executivo ou a contratação de uma empresa por parte do Poder Executivo, por meio de Processo Licitatório para que o transporte aos estudantes universitários seja fornecido de forma gratuita, a exemplo de outros municípios da região
Aprovado



Conteúdo Multimídia